sexta-feira, dezembro 26, 2008

RETROSPECTIVA:

FATOS QUE MARCARAM O
ANO DE 2008 NO MUNICÍPIO DE BOA SAÚDE


FESTA DA PADROEIRA


No período de 24 de janeiro a 02 de fevereiro de 2008 foi realizada a tradicional Festa de Nossa Senhora da Saúde. O início da festa foi marcado por uma carreata conduzindo a imagem da padroeira da vizinha cidade de Serrinha. No período da festa, todas as noites foram celebradas missas e nos dias 31 de janeiro e 01 e 02 de fevereiro, às celebrações religiosas somaram-se os festejos de rua e as apresentações de bandas musicais nos clubes. Milhares de pessoas visitaram Boa Saúde no período da festa. A procissão de encerramento contou com cerca de 10 mil pessoas.

INVERNO MARCADO POR MUITA ÁGUA:

O período chuvoso em 2008 foi marcado por muita chuva em todo o Rio Grande do Norte. O município de Boa Saúde teve a suas atividades agrícolas e pecuárias beneficiadas pelo bom ano de inverno e o rio Trairi esteve constantemente cheio proporcionando o transbordamento das barragens de Boa Saúde e de Guarani, construídas no seu leito.

RESTAURAÇÃO DA IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE



Imagem antes da restauração




Imagem restaurada











A restauração da imagem e a reconstituição da pintura original do início de século XIX, da imagem de Nossa Senhora da Saúde ocorreu nos meses de fevereiro a maio de 2008.Boa Saúde recebeu de volta a sua padroeira no dia 29 de maio para o encerramento da celebração do mês de maio. A imagem foi conduzida em carreata saindo da cidade de Serra Caiada e recebida com muita festa pela comunidade católica de Boa Saúde

CONSTRUÇÃO DE CISTERNAS:
Sob a coordenação do SEAPAC e contando com a colaboração de várias instituições, no município de Boa Saúde em 2008, foram construídas mais 60 cisternas do programa “UM MILHÃO DE CISTERNAS” sendo contempladas as seguintes comunidades: Tamatá 01, Logradouro 02, Riacho dos Custódios 07, Lagoa da Horta 12, Capivaras 14 e Xiquexique 24. Foram mais 60 famílias que passam a armazenar água das chuvas para amenizar o problema da falta de água de boa qualidade para beber um problema que precisa de solução urgente.

VAZAMENTO DA BARRAGEM DE BOA SAÚDE
A alegria dos habitantes de Boa Saúde pela Barragem cheia e a esperança de muito peixe em suas mesas foi embora com o vazamento da Barragem no mês de setembro/2008. Toda água represada desceu rio abaixo, em menos de três dias, período em que toneladas de peixes, de várias espécies, foram pescadas as pressas por pessoas vindas de toda a vizinhança. As causas do vazamento ainda são desconhecidas, bem como as providências que precisam ser tomadas antes do início do próximo inverno.

ELEIÇÕES- 2008
As eleições 2008 ocorreram num clima muito acirrado, tendo como candidatos Paulo de Souza Segundo (Paulinho), Maria Edice Francisco e Felix e Almir Lúcio da Silva. A campanha foi realizada diante da barulheira dos carros de som, da pressão dos chefes políticos, das promessas dos candidatos, das inverdades, dos acordos e do uso do poder econômico, etc. O resultado das urnas, em 05/10/2008, reelegeu a Prefeita Maria Edice com uma maioria de 132 votos sobre Paulinho, o segundo mais votado. A votação total dos candidatos foi a seguinte: Maria Edice 2.995 votos, Paulinho 2.863 votos e Almir 75 votos. Os vereadores eleitos foram os seguintes: Evaldo de Oliveira Gomes com 379 votos, Edivaldo Cícero da Silva com 371 votos
Dorginal Targino de Oliveira com 365 votos, Jaime Antônio Félix Júnior com 355 votos. Manoel Bernardino da Silva com 352 votos, Josué Miranda de Souza com 342 votos, Paulo de Souza com 279 Votos, José Júlio Filho com 275 votos e Francisco de Assis Fonseca Júnior com 258 votos.

FALECIMENTO DE CESAR:
A comunidade de Boa Saúde sentiu profundamente a morte prematura de Roberto César de Souza, no dia 14 de outubro de 2008. César era técnico agrícola, professor do município e desportista. Foi uma pessoa muito estimada da cidade.

LOTEAMENTO BOA SAÚDE:
Localizado na chegada da cidade, as margens da estrada que liga Boa Saúde ao Distrito de Córrego de São Mateus, foi lançado um novo loteamento. O referido empreendimento imobiliário possibilitará a expansão da área urbana de Boa Saúde com a construção de novas residências.

SELO UNICEF- 2008;
Boa Saúde foi incluído entre os 40 municípios do Rio Grande do Norte que ganharam o Selo Unicef – Edição 2008. Os municípios ganhadores do Selo UNICEF assumiram o compromisso de assegurar a todas as crianças e adolescentes o exercício da cidadania através de um conjunto de ações voltadas para a melhoria da sua qualidade de vida. A implementação e a consolidação das metas e mecanismos implícitos no Estatuto da Criança e do Adolescente faz parte do compromisso assumido pelos municípios junto ao UNICEF.

Nenhum comentário: