quarta-feira, dezembro 09, 2009

BOA SAÚDE: Relembrando Aspectos Importantes da Nossa História


Foto: Cruzeiro que existia em frente a Igreja antiga, vendo-se o mercado, em dia de feira e parte da fachada do estabelecimento comercial de Heronides Câmara. (Arquivo de José Alaí de Souza)

Há 71 anos, o povoado de Boa Saúde pelo Decreto Nº 02 de 17/09/1938 do Prefeito Áureo Tavares de Araújo, do Município de São José de Mipibu, passou à condição de Vila, cujo Distrito incluía os povoados de Lagoa Salgada e Córrego de São Mateus.
Na condição de Distrito, Boa Saúde passou a ser administrada por um sub-prefeito, nomeado através de Decreto Municipal.
No período de 1938 a 1953, o Distrito de Boa Saúde foi administrado pelos seguintes sub-prefeitos: Luiz Adauto da Silva, José Calazans Ribeiro, Antônio Augusto de Souza, Manoel Teixeira de Souza (Nezinho de Souza) e Manoel Ribeiro de Andrade.
Enquanto distrito, Boa Saúde, além do sub-prefeito, tinha como funcionários: professores municipais, zelador do cemitério e arrecadador fiscal. O primeiro arrecadador fiscal que se tem notícias foi Raimundo Ribeiro Cruz, substituído interinamente, em 1943 por Francisco Ferreira de Souza (Chico Neco) que foi nomeado em caráter definitivo em 30/03/1948.
Os registros encontrados em relação aos aspectos administrativos daquela época se restringem a algumas portarias delegando poderes e destinando recursos para manutenção e conservação do mercado, melhorias de estradas e construção de bueiras. A energia elétrica tendo como fonte um motor/gerador a óleo diesel foi inaugurada no início da década de 1950. O horário de funcionamento do motor era das 18 às 22 horas. Luz elétrica, fora deste horário, somente nas festas da padroeira, Natal e ano novo. Nesta situação, não havia condição para o uso de geladeira, rádio ou outro eletrodoméstico. As primeiras geladeiras usadas em Boa Saúde eram a querosene e depois a gás de cozinha. Os primeiros rádios eram a bateria ou pilha. A energia elétrica de Paulo Afonso, em Boa Saúde, foi inaugurada em 1971, na administração do Governador José Cortês Pereira e na gestão do Prefeito José Aldo Barbalho.
Boa Saúde permaneceu na condição de Vila, até 11/12/1953, quando foi criado o Município com o nome de Januário Cicco. Muitas pessoas, principalmente as mais jovens, desconhecem que a troca do nome foi uma questão de política partidária. Os políticos da oposição só apoiariam a criação do município com a condição de mudar o nome de Boa Saúde para Januário Cicco.
O Dr. Januário Cicco nasceu em São José de Mipibu. Foi um médico competente e é muito reconhecido pela dedicação à saúde pública do nosso Estado, mas a população não ficou satisfeita. Queria que a sua terra continuasse a ser chamada de Boa Saúde, numa homenagem à sua padroeira Nossa Senhora da Saúde, o que ocorreu em 02/02/1991, através de uma Emenda à Lei Orgânica do Município. O IBGE, entretanto, até hoje, não reconheceu a mudança do nome do Município, alegando a falta de um plebiscito, ou seja, uma consulta à população. Por isso existe a duplicidade de nomes em determinados documentos oficiais.
Texto de José Alai de Souza, tendo como fonte de consulta: Boa Saúde – Origem e História

Nenhum comentário: