sexta-feira, janeiro 01, 2010

COMO ACOMPANHAR E JULGAR MAUS POLÍTICOS

Para lembrar os escândalos relacionados com a corrupção no país em 2009, basta citar: as passagens aéreas para celebridades pagas com dinheiro público; as contratações por meio de atos secretos no Senado; o uso de empresas fantasmas para justificar verbas indenizatórias; um castelo no interior de Minas Gerais e mais um mensalão, desta vez envolvendo o DEM no Distrito Federal.
A lista de escândalos com parlamentares foi longa e variada. Ninguém foi punido até agora pela Justiça ou casas legislativas, mas o eleitor terá à disposição um arsenal inédito de ferramentas para pesquisar, julgar e, se for o caso, punir nas urnas cada um dos candidatos, nas eleições de outubro de 2010.
Na interrnet estão disponíveis sites especializados e em vários municípios, em todo país, foram criados comitês locais e fóruns regionais de combate à corrupção. Desde 2007 o número de comitês cívicos de combate à corrupção aumentou de 70 para 299.
Essa mobilização começou em Ribeirão Bonito, cidade de 11 mil habitantes a 270 km de São Paulo, em 1999, quando um grupo de moradores e ex-moradores indignados com os desmandos da administração municipal fundou a ONG Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo). Dois anos depois o prefeito Sérgio Buzza foi cassado pela Câmara e preso em Rondônia em agosto de 2002. Até agora, desde 2003, moradores de 1.624 municípios brasileiros entraram em contato com a Amarribo em busca de orientação. Maiores informações no site www.amarribo.org.br.
Fichas sujas: Projeto de lei de iniciativa popular que veta os candidatos condenados pela Justiça, os chamados fichas sujas foi encaminhado ao Congresso Nacional juntamente com 1,6 milhões de assinaaturas. Em 2010, além da pressão pela aprovação do projeto, o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral pretende colocar no ar a relação dos candidatos condenados.
Outro exemplo bem sucedido são os fóruns regionais de combate à corrupção. O primeiro foi criado na Paraíba, em 2003. Hoje os fóruns estão em 20 estados e devem chegar a todos os entes da federação até outubro de 2010. Coordenados pelo Ministério Público Federal, os fóruns funcionam como centros de formação de agentes no combate à corrupção. Representantes da Polícia Federal, Ministério Público Estadual, Tribunal de Contas da União e Corregedoria Geral da União se reúnem com vereadores, funcionários públicos, integrantes de ONGs, conselhos municipais de saúde e educação e sindicatos de pequenas cidades no interior para ministrar cursos de capacitação de dois dias.
Para as eleições de 2010 os fóruns têm dois alvos: a compra de votos e a conscientização eleitoral. A ideia é promover campanhas educativas orientando os eleitores a não votar em candidatos corruptos.

Onde pesquisar na INTERNET
Transparência Brasil:www.transparência.org.br
Congresso em Foco: www.congressoemfoco.ig.com.br
Às Claras: www.asclaras.org.br
Contas Abertas: www.contasabertas.uol.com.br
Ficha Limpa: www.campanhafichalimpasp.blogspot.com

Nenhum comentário: