segunda-feira, dezembro 25, 2006

EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

"No início da década de l950, os partidos de maior representatividade no Rio Grande do Norte eram o Partido Social Democrático – PSD e a União Democrática Nacional – UDN. No período de 13/07/1951 a 31/01/1956, o Estado era governado pelo senhor Sylvio Piza Pedroza pertencente ao PSD, e o Município de São José de Mipibu administrado pelo senhor Pedro Juvenal Teixeira de Carvalho, pertencente ao mesmo partido.

Antônio Augusto de Souza

Em Boa Saúde os partidários do PSD eram liderados pelos senhores Antônio Augusto de Souza, Manoel Teixeira de Souza e Manoel Ribeiro de Andrade, enquanto os seguidores da UDN tinham como líderes o senhor Severino Dias de Paiva e a senhorita Aliete de Medeiros Paiva.
Nessa época, em Boa Saúde só existia representação política desses dois partidos. Não se contava com outra opção que não fosse pertencer e votar no PSD ou na UDN. As campanhas políticas eram muito acirradas. Os políticos e os eleitores não trocavam de partido com a mesma facilidade e frequência dos dias de hoje. Os eleitores eram menos esclarecidos e por isso votavam fielmente nos candidatos do patrão ou do chefe político, achando que favor se pagava com o voto. Daí as expressões: “curral eleitoral” e “voto de cabresto”.
Foi nesse clima que surgiu o ideal de emancipação política de Boa Saúde, por parte dos seguidores do PSD local, liderados pelo senhor Antônio Augusto de Souza, em l953, ano em que foram criados vários municípios no Rio Grande do Norte. Boa Saúde seria um deles, se não dependesse do voto decisório do Deputado Estadual João Frederico Abott Galvão, pertencente à UDN, que votou contra a sua emancipação.
Criado o Município de Monte Alegre através da Lei nº 929, de 25/11/1953, parte do Distrito de Boa Saúde passou a pertencer ao seu território, enquanto que o restante foi anexado ao Município de Serra Caiada, criado através da Lei nº 908, de 24/11/1953.
O fato do Distrito de Boa Saúde não ter sido emancipado, ter deixado de pertencer ao Município de São José de Mipibu, sendo dividido em duas partes, reforçou, ainda mais, o movimento pela sua emancipação, tendo à frente o Senhor Antônio Augusto de Souza, contando com o apoio do Deputado Federal Theodorico Bezerra, do PSD, e de outros deputados na Assembléia Legislativa. As articulações nos meios políticos e o apoio recebido do Governador Sylvio Piza Pedroza resultaram na criação do município, através da Lei nº 996, de 11/12/l953. Desmembrando-se de Monte Alegre e de Serra Caiada, Boa Saúde tornou-se município, com o nome de Januário Cicco, numa homenagem ao ilustre mipibuense, Dr. Januário Cicco, atendendo à exigência do Deputado João Frederico Abott Galvão, em troca do seu voto. A mudança do nome de Boa Saúde para Januário Cicco deixou a população surpresa.
Segundo o historiador Luiz da Câmara Cascudo, em Nomes da Terra, página l93, o Dr. Januário Cicco nasceu em São José de Mipibu em 1881 e formou-se em medicina em 1906, pela Faculdade da Bahia . Exerceu a profissão de médico, como policlínico, cirurgião e parteiro. Exerceu as seguintes funções: Inspetor da Saúde do Porto, Diretor do Hospital Juvino Barreto, transformando-o no Hospital Miguel Couto, posteriormente Hospital das Clínicas e hoje Hospital Universitário Onofre Lopes. Fundou a Sociedade de Assistência Hospitalar, em 1927 e a Maternidade Januário Cicco, em l950. Publicou cerca de 10 trabalhos científicos e literários. O Dr. Januario Cicco faleceu em 1952, em Natal.
Não se discutiria o mérito da homenagem, se não tivesse acontecido mediante as circunstâncias em que veio a ocorrer, deixando a população insatisfeita, ao ponto de pedir de volta a denominação de Boa Saúde, uma homenagem à sua padroeira, Nossa Senhora da Saúde, desde o início do povoamento.


O Decreto de Criação e a Instalação do Município

A lei que criou o Município de Januário Cicco, foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio Grande do Norte, datado de 12/12/1953, tendo o seguinte teor:
“Lei n 996,de 11 dezembro de 1953
Cria o município de Januário Cicco e dá outras providências.
O PRESIDENTE DA ASSEMBLÈIA LEGISLATIVA DO RIO GRANDE DO NORTE
Faço saber que o Poder Legislativo decreta e promulga a seguinte Lei:
Art. 1º - É criado o município de JANUÀRIO CICCO, desmembrado dos recém criados municípios de Serra Caiada e Monte Alegre e dos de Santo Antonio e São José de Campestre.
Art. 2º - É igualmente criado o Termo Judiciário do mesmo nome , da Comarca de São José de Mipibu.
Art. 3º - Os limites serão os do antigo Distrito, exceto em relação aos municípios de Santo Antonio e São José de Campestre, que serão os seguintes: Com o município de Santo Antonio: mantém os limites atuais com São José de Mipibu e Santo Antonio, na parte referente ao Distrito de Boa Saúde, até Lagoa de Pedras, daí segue pela estrada de Brejinho que passa pelo lado sul da Lagoa Barrenta, continuando pelo leito desta estrada até o seu cruzamento com o riacho do Bom Pasto; daí, sobe pelo curso desse Riacho até os limites de São José de Campestre. Com o município de São José de Campestre: do ponto em que termina a linha com Santo Antonio, segue pelos atuais limites destes dois municípios até atingir o atual Distrito de Boa Saúde e daí conserva-se aos atuais limites deste Distrito com São José de Campestre.
Art. 4º - VETADO.
Art. 5º - O novo município instalar-se-á a 1º de janeiro de 1954, e será administrado por um prefeito de livre nomeação do Governador do Estado, até a realização das eleições para Prefeito, Vice-Prefeito e Vereadores à Câmara Municipal.
Art. 6º - Revogam-se as disposições em contrário.
Natal, 11 de dezembro de l953, 65º da República.
SYLVIO PIZA PEDROZA
Américo de Oliveira Costa”


A Instalação do Município

O Município de Januário Cicco foi instalado no dia 01/01/1954, passando a ser administrado pelo Tenente Adauto Rodrigues da Cunha, nomeado pelo Governador Sylvio Piza Pedroza. O ato de instalação do município foi presidido pelo Dr. Paulo Pereira da Luz, Juiz de Direito da Comarca de São José de Mipibu, conforme ata que transcreveremos a seguir:
“Ata da sessão solene de Instalação do Município de Januário Cicco.
A primeiro de Janeiro de mil novecentos e cinquenta e quatro, pelas quinze horas, no edifício do Grupo Escolar, nésta cidade de Januário Cicco, do estado do Rio Grande do Norte, sob a presidência do Dr. Paulo Pereira da Luz, Juiz de Direito da Comarca de São José de Mipibu, na forma da lei, reuniram-se em sessão solene as autoridades e pessoas gradas abaixo assinadas, com numerosa assistência popular, para o fim de se declarar instalado o município de Januário Cicco, criado pela Lei nº 996, de 11de Dezembro de 1953. Aberta a sessão e de pé a assistência, foi ouvido o Hino Nacional, seguindo-se uma vibrante salva de palmas. O Senhor Presidente, ainda de pé a assistência, pronuncia então em voz clara e pausada as seguintes palavras inaugurais: “Na forma da lei, e de acordo com o rito previsto, tenho em mira a salvaguarda jurídica dos interesses do Povo, o resguardo da tradição histórica da Nação e a solidariedade que deve unir todos os brasileiros em tôrno dos ideais superiores de uma Pátria una e indivisível, bem organizada para bem defender-se, culta e progessista para fazer a felicidade dos seus filhos, eu, Paulo Pereira da Luz, Juiz de Direito da Comarca de São José de Mipibu, em nome do Governo do Estado, declaro confirmados para todos os efeitos no quadro territorial desta Unidade da Federação Brasileira, todos os limites do Município de Januário Cicco, criado pelo Lei nº 996, de 11 de Dezembro de l953, que tem por sede esta localidade, que ora recebe os fóros de cidade. Assim fique registrado na História Pátria, para conhecimento de todos os brasileiros e perpétua lembrança das gerações vindouras. Honra ao Brasil uno e indivisível! Paz ao Brasil rico e forte! Glória ao Brasil desejoso do bem e do progresso nos melhores sentimentos de solidariedade humana! Três prolongadas salvas de palmas aplaudiram e festejaram as palavras do Senhor Presidente, que davam por instalado o novo município. Sentando-se a seguir, a Mesa e toda a Assistência, o Senhor Presidente deu a palavra ao Doutor Djalma Nunes Fernandes, que proferiu expressiva alocução alusiva aos fins e ao sentido da solenidade, sendo calorosamente aplaudido. O Senhor Presidente, a seguir, agradeceu à assistência o seu comparecimento, cujo alto significado cívico enaltece, declarando encerrada a sessão e convidando aos presentes a ouvirem a leitura desta ata, a qual, depois de lida, foi assinada pelo Senhor Presidente e pelas demais autoridades e pessoas gradas presentes. Eu, Deífilo Cavalcante de Barros Oficial do Registro Civil, funcionando como secretário ad-hoc, escrevi esta ata e a li ao termo da sessão solene, cuja realização aqui se registra.
Cidade de Januário Cicco, primeiro de Janeiro de mil novecentos e cinquenta e quatro”.
Assinam a presente ata o Dr. Paulo Pereira da Luz, Juiz de Direito da Comarca de São José de Mipibu, o Senhor Deífilo Cavalcante de Barros, Oficial do Registro Civil de Januário Cicco, o Deputado Federal Theodorico Bezerra, o Dr. Djalma Nunes Fernandes, os Senhores Manoel Teixeira de Souza, Antônio Augusto de Souza, Manoel Ribeiro de Andrade, Robério Xavier do Nascimento e a Senhorita Aliete de Medeiros Paiva, principais lideranças políticas do município, seguidos de representantes de outros municípios e várias outras pessoas representantes dos diversos setores da comunidade.


PODER EXECUTIVO

Prefeitura Municipal ( 1954 a1983)


O Poder Executivo é exercido pelo Prefeito, auxiliado pelos Secretários Municipais, a quem compete a direção superior da administração municipal e representar o município nas suas relações jurídicas, políticas e administrativas.
A sede da Prefeitura Municipal de JanuárioCicco, a partir de l6 de fevereiro de 1954, data da posse do Tenente Adauto Rodrigues como primeiro Prefeito do Município, até 1983, funcionou no prédio de nº 72, ainda hoje existente, na Rua Dr. Mário Câmara.
Na administração do Prefeito Vivaldo Gomes Brandão, foi construída a atual sede da Prefeitura, sendo inaugurada no dia 11/12/1983, data a partir da qual o Poder Executivo Municipal se transferiu para o referido prédio, que fica situado à Avenida Manoel Joaquim de Souza S/Nº.

O Primeiro Prefeito
Mandato: 16.02.1954 a 01.02.1955

O primeiro Prefeito Municipal de Januário Cicco foi o Tenente Adauto Rodrigues da Cunha, nomeado pelo Governador Sylvio Piza Pedroza para o cargo.
A posse do Tenente Adauto Rodrigues da Cunha no cargo de Prefeito Municipal de Januário Cicco, ocorreu no dia 16 de fevereiro de l954, tendo como local o prédio do grupo escolar, sendo presidida pelo Deputado Federal Theodorico Bezerra e
Ten. Adauto Rodrigues da Cunhacontando com numerosa assis-tência, incluindo lideranças políticas, deste, de municípios vizinhos e da capital, destacando-se as presenças do Deputado Federal Teodorico Bezerra, do Prefeito de Natal, Deputado Creso Bezerra de Melo, do Prefeito de Macaíba, Deputado Alfredo Mesquita Filho, do Deputado Estadual Francisco Guedes Dantas, do Deputado Estadual Arnaldo Barbalho Simonett, do Prefeito Municipal de Serra Caiada, Tenente Juvenal Adelino de Souza, do Deputado João Frederico Abott Galvão, do Dr. Aldo da Fonseca Tinoco, do Sr. José Clementino Bessa, Secretário da Assembléia Legislativa do Estado e do Jornalista Djalma Maranhão, Diretor do Jornal de Natal.
Ao Tenente Adauto Rodrigues da Cunha, como primeiro prefeito do município, coube a responsabilidade de providenciar a criação e funcionamento dos diversos setores da administração municipal, procedendo a nomeação de funcionários, a locação de um prédio e aquisição de móveis e utensílios para as instalações da prefeitura. Sua rápida passagem pela administração do município deixou como marca principal o zelo para com o exercício do cargo e o tratamento para com os munícipes de forma igualitária, atendendo a todos sem discriminação e sem preferência partidária. Em sua homenagem, a Câmara Municipal de Januário Cicco, denominou a antiga Rua da Bueira de Rua Tenente Adauto Rodrigues da Cunha. Seu mandato foi encerrado no dia 01/02/1955, quando transferiu o cargo ao primeiro prefeito constitucional do município, eleito em 15/11/l954.


Primeiro Prefeito Constitucional
Mandato: 01.02.1955 a 31.01.1960


O primeiro prefeito constitucional do município de Januário Cicco, foi o Senhor Manoel Teixeira de Souza, eleito no dia 03/10/1954, pelo Partido Social Democrático, para um mandato de cinco anos, tendo como Vice-Prefeito o Senhor José Batista Xavier, do Distrito de Lagoa Salgada.
A posse do Senhor Manoel Teixeira de Souza, conhecido como Nezinho, no exercício do cargo de Prefeito Municipal de Januário Cicco, ocorreu no dia 01/02/1955, pelas nove horas, na Prefeitura de Januário Cicco, em solenidade à qual compareceu numerosa assistência e foi presidida pelo Juiz Eleitoral da 5ª Zona, Dr. Raimundo de Azevedo Morais Filho, que, depois de proceder a posse dos vereadores recém eleitos, realizou a eleição da mesa da Câmara Municipal ,que obteve o seguinte resultado: 1º Vice-Presidente Juvenal Osmar de Andrade, para 2º Vice-Presidente Antônio Augusto de Souza, 1º Secretário Robério Xavier do Nascimento e 2º Secretário Aliete de Medeiros Paiva. Após a eleição da mesa, foi nomeada uma comissão de vereadores, que introduziu no recinto o Senhor Manoel Teixeira de Souza, primeiro prefeito eleito do Município de Januário Cicco, que, depois de prestar o compromisso exigido por lei, foi empossado e assumiu a administração municipal.
Antes do enceramento da solenidade foi facultada a palavra. Dentre outras, foram ouvidas as seguintes pessoas, que se pronunciaram a respeito do acontecimento: Deputado Estadual Arnaldo Barbalho Simonett , Senhor José Calazans e o Vereador Antônio Augusto de Souza.
A realidade do município, naquela época, segundo informações contidas na Enciclopédia dos Municípios Brasileiros- 1960, era a seguinte:
- A população estimada, em l956, era de cerca de 8.000 habitantes, dos quais 70% residiam na zona rural.
- A agricultura, em l955, apresentava o seguinte desempenho: foram produzidas 560 toneladas de algodão; 465 toneladas de mandioca; 6.000 sacas de milho; 4.000 sacas de fava e 1.140 sacas de feijão.
- A pecuária apresentava os seguintes rebanhos: 8.500 bovinos, 1.000 suínos, 1.200 ovinos , 1.300 caprinos e 1.600 equinos, asininos e muares.
- Número de estabelecimentos comerciais, em 1957: 32.
- Percentual estimado de pessoas alfabetizadas: 15%
- Total de escolas primárias, em l956: 17.
Vale salientar que nos dados apresentados estão contidos quantitativos relativos a Lagoa Salgada, naquela época pertencente ao município de Januário Cicco.
A administração do primeiro prefeito eleito se iniciou com a tomada de providências, com vistas à instalação da Câmara Municipal de Vereadores. Foi realizada a adequação de um prédio, bem como a aquisição de móveis e utensílios para o funcionamento.
O fornecimento de energia elétrica foi mantido na cidade e no povoado de Lagoa Salgada, gerada através de motores a óleo diesel, de manutenção difícil e onerosa para as finanças do município.
Foram criadas 05 escolas municipais, nos sítios de Xique – Xique, Braz, Poço Comprido, Cacimba de Baixo e Palmatória, tendo como local de funcionamento a residência dos professores, que eram pagos com recursos da arrecadação municipal.
Na área de saúde: os doentes carentes eram encaminhados para atendimento através de um prático de farmácia e fornecimento de medicamentos gratuitos.
Foi adquirido um veículo, que fazia o transporte de pessoas doentes para tratamento de saúde em hospitais de Natal e que atendia, também, às demais necessidades de transporte da prefeitura.
Foi realizado o calçamento da Rua Heronides Câmara, uma das principais da cidade, que ficava intransitável após cada chuva pesada.
Foi construído o cemitério de Córrego de São Mateus.
Naquela época, o município contava, apenas, com estradas municipais, todas de difícil conservação, sendo que a maioria dos sítios não dispunham desse tipo de acesso. Recursos do próprio município eram destinados à conservação das existentes e à construção de novas estradas.
Recursos financeiros do município eram empregados, também, na limpeza pública, manutenção e conservação dos prédios e cemitérios públicos da cidade e de Lagoa Salgada.
Em l958, ocorreu uma grande seca e durante a mesma a prefeitura prestou assistência às pessoas mais atingidas.


Segundo Prefeito Constitucional
Mandato: 31.01.1960 a 31.01.1965


Eleito no dia 04/10/l959, pela legenda do Partido Social Democrático, o Senhor Manoel Ribeiro de Andrade foi o segundo prefeito constitucional do Município de Januário Cicco, tendo como Vice-Prefeito o Senhor Antônio José Sales, do Distrito de Lagoa Salgada.
Manoel Ribeiro de AndradeA transmissão do cargo do Prefeito Manoel Teixeira de Souza ao Senhor Manoel Ribeiro de Andrade realizou-se no dia 31 de janeiro de l960,às l8 h e 30 min., na Câmara Municipal de Januário Cicco, em sessão solene, sob a presidência do Senhor Antônio José Sales, Presidente da Câmara Municipal, contando com a presença dos vereadores recém empossados, autoridades, lideranças da comunidade e do povo em geral.
A administração do segundo prefeito constitucional do Município de Januário Cicco deu continuidade ao serviço de fornecimento de energia elétrica, no Distrito de Lagoa Saldada, até maio de 1962, quando passou a cidade e na sede do município, onde foi construído um novo prédio para o motor/gerador e ampliada a rede elétrica da Rua Dr. Mário Câmara.
Foram criadas novas escolas municipais e mantidas as existentes nos sítios e povoados, com recursos próprios do município.
Junto ao Governo do Estado, foram garantidos recursos para o novo prédio do Grupo Escolar Dr. Mário Câmara, a ser construído em terreno doado pela Prefeitura, na Avenida Manoel Joaquim de Souza.
Em 1964, houve um inverno muito rigoroso, deixando as estradas do município em péssimas condições e alguns trechos intransitáveis, tornando a conservação e a recuperação das mesmas onerosa para o município.
Na área de saúde, foi prestada assistência à população pobre, através do atendimento de um prático de farmácia, do fornecimento de medicamentos e do transporte de pessoas doentes para Natal.
O Senhor Manoel Ribeiro de Andrade exerceu o cargo de Prefeito do Município de Januário Cicco durante cinco anos, período compreendido entre 31/01/1960 a 31/01/1965, quando transmitiu o cargo ao Senhor Manoel Teixeira de Souza.
Nascido em 08/10/1920, no Município de Ingá do Bacamarte, no vizinho Estado da Paraíba, transferiu-se para o Rio Grande do Norte em 1944. Além de prefeito do município, exerceu os seguintes cargos: Administrador do Distrito de Boa Saúde, no período de 21/01 a 31/12/l953, Vereador,no período de 1971 a 1973 e de Presidente da Cooperativa Agropecuária de Januário Cicco. Casado com a Senhora Maria da Salete de Lima Andrade, o Senhor Manoel Ribeiro de Andrade é proprietário da Fazenda Comboieiro no Município de Boa Saúde e, atualmente, reside em Natal.

Terceiro Prefeito Constitucional
Mandato: 31.01.1965 a 31.01.1970

Nas eleições municipais realizadas em 24/01/1965, foi eleito pela segunda vez, Prefeito Municipal de Januário Cicco, o Senhor Manoel Teixeira de Souza, tendo como Vice Prefeito o Senhor José Francisco de Oliveira, do Distrito de Córrego de São Mateus, pela Sublegenda 2 da Aliança Renovadora Nacional – ARENA, partido criado após a extinção dos partidos políticos pelo regime militar de 1964. O Ato Institucional Nº 2 (AI –2), de 27/10/1965, ao extinguir todos os partidos políticos, criou apenas dois, limitados em sua organização e no campo das manifestações políticas. A Aliança Renovadora Nacional - ARENA, que reuniu os governistas, e o Movimento Democrático Nacional – MDB, que congregou a oposição.
A solenidade de posse foi realizada no dia 31/01/1965, às l4 horas, na sala das sessões da Câmara Municipal de Januário Cicco, sob a presidência do Vice Prefeito, Senhor José Francisco de Oliveira, e na presença dos vereadores recém empossados. Seguindo-se à cerimônia de compromisso e posse do Prefeito Manoel Teixeira de Souza, foi realizada a transmissão do cargo pelo Senhor Manoel Ribeiro de Andrade.
Compareceram à posse do Prefeito Manoel Teixeira de Souza autoridades e lideranças de Januário Cicco e dos municípios vizinhos, além de numerosa assistência.
No segundo mandato do Senhor Manoel Teixeira de Souza, tiveram continuidade as atividades essenciais nas áreas de saúde e de educação, mantidas com recursos da arrecadação municipal. Naquela época, não existia a municipalização desses serviços, como atualmente, que possibilita a sua implantação e manutenção com o repasse mensal de recursos federais às prefeituras municipais, de acordo com a população.
Foram mantidos os serviços de conservação das estradas municipais e adquirido um novo motor/gerador para o fornecimento de energia na cidade.
Obras realizadas:
- Início da construção de uma escola com duas salas de aula, no Distrito de Córrego de São Mateus.
- Indenização de três casas na Praça Nossa Senhora da Saúde, para abertura da Av. Manoel Joaquim de Souza.
- Implantação da Av. Manoel Joaquim de Souza, numa homenagem a uma das principais lideranças de Boa Saúde na década de 1930.
- Abertura da Travessa Francisco José da Costa, membro de uma das famílias mais antigas de Boa Saúde, e que exerceu a função de fiscal da arrecadação municipal.
- Colocação de placas com a denominação dos logradouros públicos e numeração dos prédios da cidade.
- Construção da Praça Nossa Senhora da Saúde e calçamento das ruas ao seu redor.
- Construção de parte do calçamento da Rua Dr. Mário Câmara.
- Construção de parte do calçamento da Rua Adauto Rodrigues da Cunha.
- Aquisição de 01 prédio para sede da Prefeitura Municipal.
- Aquisição do 01 prédio para sede da Câmara Municipal
Durante a segunda administração do Prefeito Manoel Teixeira de Souza, foi construído o novo prédio do Grupo Escolar Dr. Mário Câmara, localizado na Avenida Manoel Joaquim de Souza, pelo Governo do Estado, sendo Governador o Monsenhor Walfredo Gurgel. Sua inauguração ocorreu em 1968.
Foi implantado o transporte coletivo Januário Cicco/Natal, através do tráfego diário de ônibus da Viação Rio-grandense.
O Senhor Manoel Teixeira de Souza (Nezinho) exerceu duas vezes o cargo de Prefeito Municipal de Januário Cicco:
- Primeiro mandato – 01/02/l955 a 31/01/1960.
- Segundo mandato – 31/01/l965 a 31/01/1970.
O Senhor Manoel Teixeira de Souza era filho de Manoel Joaquim de Souza (Neco de Sinhá) e de Antônia Augusta de Souza. Nasceu no dia 02/04/1915, no Município de Santo Antônio, no Rio Grande do Norte. Foi comerciante em Boa Saúde na década de 1940, e, proprietário rural. Era casado com a Senhora Erotides Lúcio de Souza, tendo fixado residência em Boa Saúde em fevereiro de 1940, onde morou durante 48 anos, até o seu falecimento em 15/11/1988.
Nezinho de Souza, como era conhecido e gostava de ser chamado, foi a principal liderança política de Boa Saúde nas décadas de 1950 e 1960. Além do cargo de Prefeito de Januário Cicco, foi vereador da Câmara Municipal de São José de Mipibu e exerceu a função de Sub-Prefeito do Distrito de Boa Saúde. Tinha um jeito próprio de fazer política, que nos dias atuais contraria todo e qualquer marketing político: não subia em palanque nem fazia discursos; não tinha dia, nem hora, nem lugar determinado para receber e atender a todos. Era uma pessoa do povo e por ele muito estimado.


Quarto Prefeito Constitucional
Mandato: 31.01.1970 a 31.01.1973

O quarto prefeito constitucional de Januário Cicco foi o Senhor José Aldo Barbalho Silva, candidato pela Sublegenda 2 da ARENA, à qual pertenciam os seguidores do extinto Partido Social Democrático, em Januário Cicco.
José Aldo Barbalho Silva Foi eleito no dia 30/11/1969 e assumiu a administração municipal em sessão solene realizada às 14hs e 30 mim, do dia 31 de
Janeiro de l970, na Câmara Municipal de Januário Cicco. A solenidade de posse do Prefeito José Aldo Barbalho Silva e a transmissão do cargo pelo Senhor Manoel Teixeira de Souza foi presidida pelo Vice-Prefeito José Fernandes de Moura, secretariado pelos vereadores Alexandre de Freitas, como primeiro secretário, e José Aldí de Souza, como segundo secretário, tendo comparecido à mesma uma numerosa assistência, incluindo autoridades e lideranças deste e de outros municípios.
O Senhor José Aldo Barbalho Silva administrou o Município de Januário Cicco por um curto período de três anos, tendo o seu mandato encerrado em 31/01/l973, em virtude das eleições gerais que ocorreram em todo o país, em l5/11/1972, inclusive para presidente da república, a primeira realizada 28 anos depois do movimento de março de 1964.
A gestão do Prefeito José Aldo Barballho Silva ficou marcada pela implantação da energia de Paulo Afonso na sede do município, inaugurada no ano de l97l, sendo Governador do Estado o Senhor José Cortez Pereira.
Na área de saúde, foi firmado um convênio com a UFRN/CRUTAC , através do qual a sede do município, uma vez por semana, recebia a visita de 01 médico, 01 dentista e 01 assistente social, para atendimento à população. Os casos de internamento hospitalar eram encaminhados para o Hospital do CRUTAC, em Santo Antônio, e para o Hospital Onofre Lopes, em Natal.
Além da manutenção das escolas municipais e das atividades de conservação das estradas do município, durante a sua administração foram executadas as seguintes obras:
- Aquisição de 01 prédio para o atendimento na área de saúde realizado através do CRUTAC.
- Conclusão da construção de uma escola com duas salas de aula no Distrito de Córrego de São Mateus, iniciada na gestão do Prefeito Manoel Teixeira de Souza.
- Continuação do calçamento da Rua Adauto Rodrigues da Cunha, iniciado na gestão anterior.
- Perfuração de 02 poços tubulares.
O Senhor José Aldo Barbalho Silva é filho de Afrísio de Barros Silva e Arlete de Azevedo Barbalho Silva. Nasceu no vizinho Estado da Paraíba, em João Pessoa, no dia 04/05/1938, e é casado com a Professora Maria Helena de Azevedo Silva, que, no período de 1961 a 1973, exerceu a função de Diretora do Grupo Escolar Dr. Mário Câmara, realizando um trabalho de educação muito integrado à comunidade. Atualmente, o Senhor José Aldo Barbalho Silva reside na cidade de Santo Antônio/RN.


Quinto Prefeito Constitucional
Mandato: 31.01.1973 a 31.01.1977

Aliete de Medeiros PaivaEm 1972 aconteceu um fato político inédito, na história do Município de Januário Cicco. Pela primeira vez, não houve disputa entre os dois grupos políticos remanescentes dos extintos partidos PSD e UDN. Como candidatas únicas da ARENA, em 15/11/1972, foi eleita Prefeita a Senhorita Aliete de Medeiros Paiva e Vice- Prefeita a Senhora Terezinha de Oliveira Silva, de Córrego de São Mateus. Aconteceu, também pela primeira vez, dos poderes executivo e legislativo do município de Januário Cicco ficarem sob a responsabilidade do sexo feminino.
Aliete de Medeiros PaivaA cerimônia de posse e transmissão do cargo de Prefeito à Senhorita Aliete de Medeiros Paiva foi realizada na Câmara Municipal, às 18 horas, do dia 31/01/1973, sob a presidência do Vereador Vivaldo Gomes Bran-
dão, secretariado pelo Vereador Manoel Silvestre da Rocha, contando com a presença do povo, autoridades e líderes políticos, dentre eles o Ex-Deputado Estadual João Frederico Abott Galvão, Diretor Comercial da COSERN, que fez uso da palavra em nome da Senhorita Aliete de Medeiros Paiva e, na ocasião, falou da sua disposição em contribuir para a eletrificação rural do município.
Como primeiro ato da nova administração, foi lida a Portaria de nº 01/73A, designando os Senhores Epitácio Fernandes, funcionário público estadual, e Heráclito Aguiar e Antônio Urbano do Santos, para procederem o levantamento dos bens móveis e imóveis do município, sendo em seguida encerrada a solenidade.
Na administração da Senhorita Aliete de Medeiros Paiva, nas áreas da saúde e da assistência social, foi mantido o convênio com o CRUTAC e, uma vez rescindido, foi firmado convênio com o FUNRURAL, para assistência médico-dentária à população carente do município.
No setor de educação: foi firmado convênio com o MOBRAL para funcionamento de 12 postos de alfabetização; foram mantidas as escolas municipais; foram construídos e equipados com carteiras, dois prédios escolares, nas comunidades de Pau D’Arco e Xique Xique.


Outras realizações:
- Restauração da Praça Nossa Senhora da Saúde, na sede do município, incluindo a construção de um pavilhão com a instalação de um aparelho de TV.
- Construção de 02 poços tubulares na zona rural, nas localidades de Capivaras e Córrego de São Mateus.
- Calçamento de um trecho da rua principal do Distrito de Córrego de São Mateus.
- Serviços de conservação das estradas municipais.
- Aquisição de um veículo para a prefeitura.
- Aquisição de móveis para a prefeitura e implantação da galeria dos ex-prefeitos.
O mandato da Prefeita Aliete de Medeiros Paiva foi encerrado no dia 31/01/1977. Nascida em Itabaiana, na Paraíba, no dia 02/05/1927, é filha do Senhor Severino Dias de Paiva, conhecido como Bidu e da Senhora Eufrásia de Medeiros Paiva. Transferiu-se de Itabaiana para o Rio Grande do Norte em 1930, residindo primeiro na Fazenda Recanto, de propriedade dos seus pais, para depois residir em Boa Saúde, onde Seu Bidu foi um dos principais comerciantes e exerceu liderança política. Além do cargo de Prefeita, a Senhora Aliete de Medeiros Paiva foi vereadora do Município de Januário Cicco durante quatro legislaturas e exerceu o cargo de Escrivã e Tabeliã do Cartório Único de Januário Cicco, no período de 20/12/1960 a 10/03/1989.
Sexto Prefeito Constitucional
Mandato: 31.01.1977 a 31.01.1983

Nas eleições municipais de 15 de novembro de 1976, foi eleito Prefeito Municipal de Januário Cicco, o Senhor Paulo de Souza e como Vice-Prefeito o Senhor Vivaldo Gomes Brandão, ambos pertencentes à ARENA.
O ato de posse foi realizado na sede da Câmara Municipal, no dia 31/01/1977, sob a presidência do Vereador Leonel Gomes da Silva, secretariado pelos Vereadores Fausto José da Costa, 1º secretário e Arnor José da Costa, 2º secretário. Após a transmissão do cargo pela Senhorita Aliete de Medeiros Paiva, o Prefeito Paulo de Souza falou sobre as suas preocupações em relação aos problemas do município, e concluindo, apresentou os seus auxiliares.
Em seguida, o Vereador Leonel Gomes da Silva encerrou a solenidade, que contou com a participação de lideranças políticas, autoridades e o povo em geral.
Paulo de Souza Na gestão do Senhor Paulo de Souza, além da manutenção dos serviços
da administração municipal nos setores de estrada, educação, saúde e assistência social, foram realizadas as seguintes obras:
- Construção de 05 escolas, nas comunidades de: Lagoa da Onça, Canto Grande, Barrenta, Lagoinha e Xique Xique I.
- Construção de 11 salas de aula na zona rural, nas localidades de: Poço Comprido, Riacho dos Pinheiros, Lagoinha, Guarani, Limoeiro, Timbaúba, Tamatá, Lagoa dos Currais, Canto Grande, Favorita e Palmatória.
- Início da construção do Colégio Municipal, com 04 salas de aula, na sede do município.
- Implantação das quatro últimas séries do ensino de 1º grau no município.
- Construção do Mercado Público Otto Hackradt, em 1979.
- Construção do prédio do Posto de Serviço da TELERN, em 1978.
- Construção da Biblioteca Municipal Sebastião Cleodon de Medeiros,
- Construção da Maternidade Eufrásia de Medeiros, em 1980, e do Centro de Saúde da sede do município, em 1981.
- Construção de 01 posto de saúde em Poço Comprido.
- Construção da Delegacia de Polícia.
- Construção de 03 conjuntos habitacionais: Vital Tiné, Chico Neco e Guarani.
- Perfuração de 11 poços tubulares nas localidades de: Lagoinha, Guarani, Córrego de São Mateus, São Francisco, Canto Grande, Lagoa da Cajarana, Lagoa do Pau DÁrco, Barrentas, Tamatá, Xique Xique II e Lagoa da Onça.
- Construção de 01 lavanderia no Distrito de Córrego de São Mateus.
- Ampliação e asfaltamento da Avenida Manoel Joaquim de Souza e asfaltamento de um trecho da Rua Adauto Rodrigues da Cunha.
Durante a administração do Senhor Paulo de Souza, foram realizadas pelo Estado, sendo Governador o Doutor Lavoisier Maia Sobrinho, as seguintes obras:
- Eletrificação rural em 10 localidades: Guarani, Ipueiras, Lagoa da Onça, Lagoinha, Canto Grande, Lagoa da Cajarana, Poço Comprido, Xique Xique I e Xique Xique II.
- Ampliação do Grupo Escolar Dr. Mário Câmara.
- Construção da rodovia RN 120, com 65 quilômetros de extensão, ligando a BR 226, na altura de Serra Caiada, a Boa Saúde, continuando até às cidades de Serrinha e Santo Antônio, incluindo a construção da ponte sobre o rio Trairi. Início da construção em 12/10/1980 a 30/06/1982.
- Início da construção da rodovia RN 002, em 22/07/1982, com 17 quilômetros de extensão, ligando Boa Saúde a Lagoa Salgada, passando pelo Distrito de Córrego de São Mateus
- Implantação do Posto de Serviço da TELERN
O mandato do Prefeito Paulo de Souza foi encerrado no dia 31/01/1983, quando tomou posse o Senhor Vivaldo Gomes Brandão como Prefeito do Município. O Senhor Paulo de Souza é filho de Francisco das Chagas de Souza e de Alice Paulo de Souza, neto de Manoel Joaquim de Souza (Neco de Sinhá), uma das principais lideranças de Boa Saúde na década de 1930. Nasceu na Fazenda Bom Pasto, no Município de Serrinha, no dia 20/02/1944. É casado com a Senhora Ana Maria Fernandes de Souza. O Senhor Paulo de Souza é engenheiro agrônomo, formado pela Escola Superior de Agronomia de Mossoró.

Sétimo Prefeito Constitucional
Mandato: 31.01.1983 a 01 01.1989


Como sétimo prefeito constitucional de Januário Cicco, foi eleito no dia 15/11/1982 o Senhor Vivaldo Gomes Brandão, tendo como Vice-Prefeito o seu companheiro de chapa pelo Partido Democrático Social – PDS, o Senhor Alexandre de Freitas.
Vivaldo Gomes BrandãoA solenidade de posse ocorreu no Clube Social de Januário Cicco, no dia 31 / 01 / 1983, com
numerosa assistência, autori-
dades e lideranças políticas, sob a presidência do Vereador Manoel de Oliveira, tendo como secretários os Vereadores José Averaldo Cabral e Armando Augusto de Lima.
Transmitido o cargo de prefeito, pelo Senhor Paulo de Souza e facultada a palavra, dela fizeram uso: o Agrônomo Estélio Fonseca Ferreira, o Vice-Prefeito, recém empossado, Alexandre de Freitas e o Vereador Leonel Gomes da Silva, encerrando-se em seguida a sessão.
Durante a administração do Prefeito Vivaldo Gomes Brandão, no período de 1983 a 1988, foram executadas as seguintes obras, além da manutenção dos serviços da administração municipal:
- Construção do prédio da Prefeitura Municipal.
- Construção do prédio da Câmara Municipal.
- Conclusão do Colégio Municipal Jessé Freire.
- Construção da Quadra Municipal de Esportes.
- Calçamento da Rua da Saudade (estrada do cemitério).
- Implantação da torre de transmissão de TV, na sede do município.
- Construção de 01 praça, em Córrego de São Mateus.
- Construção do mercado público de Córrego de São Mateus.
- Construção do prédio da delegacia de polícia, em Córrego de São Mateus.
Durante a administração do Senhor Vivaldo Gomes Brandão o Governo do Estado , na gestão do Senhor José Agripino Maia, realizou as seguintes obras:
- Eletrificação rural
- Conclusão, em 30/06/1983, da rodovia RN 002, ligando Boa Saúde a Lagoa Salgada.
O Senhor Vivaldo Gomes Brandão nasceu no município de Macaíba, no Rio Grande do Norte, no dia 14/04/1923, filho do Senhor Manoel Gomes Brandão e da Senhora Josefa Ribeiro Brandão. Casado com a Senhora Francisca de Oliveira Gomes. É proprietário rural no Distrito de Córrego de São Mateus, onde residia quando era prefeito e, atualmente, reside em Natal.

Oitavo Prefeito Constitucional
Mandato: 01.01.1989 a 01.01.1993

Candidatos pela coligação PDS e PFL, nas eleições municipais de l5/11/1988, foram eleitos Prefeito e Vice-Prefeito do Município de Januário Cicco, os Senhores Paulo de Souza e João Félix Neto, que assumiram os respectivos cargos em sessão solene da Câmara Municipal, no dia 01/01/l989, à zero hora, no prédio da Biblioteca Pública Municipal.
A referida sessão foi presidida pelo Vereador Francisco Artur de Souza e secretariada pelos Vereadores José Otacílio do Nascimento e José Maximo Ferreira. Após a posse e a transmissão do cargo ao Prefeito Paulo de Souza pelo Senhor Vivaldo Gomes Brandão, fizeram uso da palavra o Vereador Leonel Gomes da Silva, o Ex Vice-Prefeito Alexandre de Freitas, o Vice-Prefeito recém empossado, Senhor João Félix Neto, o Presidente da Câmara Municipal, Vereador Francisco Artur de Souza e o Prefeito Paulo de Souza, agradecendo aos eleitores a sua eleição, anunciando as primeiras medidas a serem tomadas pela sua administração e nomeando através da Portaria de nº 01/89 o Senhor Heráclito Aguiar para a Chefia de Gabinete.
Na segunda administração do Senhor Paulo de Souza, como Prefeito Municipal de Januário Cicco, além da manutenção das atividades nas áreas de educação, saúde, assistência social e rodovias municipais, foram realizadas as seguintes obras:
- Construção de 06 escolas municipais, nas localidades de: Xique Xique II, Palmatória, Favorita, Pororoca, Açude Velho e Zé Rosendo.
- Construção do Colégio Municipal de Córrego de São Mateus.
- Construção de uma quadra de esportes em Córrego de São Mateus.
- Construção de 06 cisternas nas comunidades de: Xique Xique I, Lagoinha, Guarani, Barrenta, Tamatá e Lagoa da Onça..
- Calçamento na sede do Distrito de Córrego de São Mateus.
O segundo mandato do Prefeito Paulo de Souza foi encerrado no dia 01/01/l993, quando assumiu a Administração do Município, o Senhor João Felix Neto.

Nono Prefeito Constitucional
Mandato: 01.01.1993 a 01.01.1997

Foram eleitos, no dia 03/10/1992, os candidatos do Partido Liberal – PL, Senhores João Félix Neto e João Antônio de Mesquita, para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do Município de Januário Cicco.
João Félix NetoA solenidade de posse ocorreu na Câmara Municipal de Januário Cicco, no dia 01 de janeiro de 1993, sob a presidência do Vereador Francisco Artur de Souza, tendo como secretários os Vereadores Manoel Borges de Lima e Antônio Pereira Pinto.
Contando com numeroso público, autoridades e lideranças da comunidade, após o juramento e a apresentação da declaração de bens, exigida pela legislação federal, os senhores João Félix Neto e João Antônio de Mesquita assumiram os poderes executivo e legislativo do Município de Januário Cicco, encerrando-se em seguida a referida solenidade.
Durante o período administrativo do Prefeito João Félix Neto, foi revitalizada a feira de Boa Saúde, aumentando o número de feirantes e de consumidores, e foram realizadas as seguintes obras:
- Construção da nova Praça Nossa Senhora da Saúde, com a colocação de aparelho de TV, aposição da Imagem de Nossa Senhora da Saúde e do Busto do Ex-Prefeito Manoel Teixeira de Souza, com recursos da Prefeitura e do Ministério da Integração Regional.
- Construção da Praça da Criança.
- Colocação de 100 coletores de lixo nas principais ruas da cidade.
- Construção de 03 Casas da Ração Comunitária na sede do município e nas localidades de Córrego de São Mateus e Tamatá.
- Construção de 50 casas populares na sede do município e 20 no Distrito de Córrego de SãoMateus.
- Construção de 01 parque infantil em Córrego de São Mateus.
- Construção de 50 unidades sanitárias nas comunidades de Riacho dos Manu e Rua do Fogo.
- Construção de 02 chafarizes, nas localidades de Xique Xique e Logradouro dos Ivos.
- Construção de 02 poços tubulares nas comunidades de Marquinhos e Riacho dos Custódios.
- Pavimentação de ruas na Vila São José e no Conjunto Elvira Pinheiro Galvão.
- Na área de educação: Implantação do curso de segundo grau na sede do município e aquisição de 02 ônibus escolares.
- Na área de saúde: Aquisição 02 ambulâncias, serviços de conservação do hospital, aquisição do laboratório de análises clínicas, criação da Central de Marcação de Consultas e implantação do Programa do Leite para 1.000 crianças, com recursos da prefeitura.
- Restauração da Quadra de Esportes João Miranda de França e serviços de conservação no “Clube 2 de Fevereiro”.
- Transporte coletivo diário, gratuito, para as localidades de Timbaúba, Murici, Impoeiras, Lagoa da Onça, Córrego de São Mateus, Riacho dos Manu e Riacho dos Custódios.
Com recursos do Governo do Estado, foi realizada eletrificação rural nas seguintes comunidades: Lagoinha, Barrentas, Lagoa dos Currais, Vaquinha e Capivaras.
O Senhor João Félix Neto foi Prefeito Municipal de Januário Cicco no período de 01/01/1993 até 01/01/l997. Nasceu em Boa Saúde, no dia 23/06/1958, sendo filho de Antônio Felix Neto e Rosália Silvestre Felix. Casado com a Senhora Maria Edice Francisco e Felix, atualmente reside em Boa Saúde, onde exerce atividades no comércio e no setor rural.

Décimo Prefeito Constitucional
Mandato: 01.01.1997 a 01.01.2001

Nas eleições municipais de 03/10/1996, foram eleitos Prefeito e Vice-Prefeito de Boa Saúde, como candidatos do PFL, os Senhores Paulo de Souza e Mário Cordeiro de Oliveira, que assumiram os respectivos cargos no dia 01/01/l997, às 18 horas, no Clube Social 21 de Abril, em sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores, sob a presidência do Vereador Francisco Artur de Souza, tendo como secretários os Vereadores Pedro Francisco dos Santos e Manoel Augusto de Lima.
Após o juramento e cumprida a exigência da legislação federal, em relação à apresentação da declaração de bens, os Senhores Paulo de Souza e Mário Cordeiro de Oliveira foram empossados nos seus respectivos cargos e, em seguida, fizeram uso da palavra o Vereador Auri Lúcio de Souza, os Senhores Aristides Siqueira e Heráclito Aguiar, o Vice-Prefeito Mário Cordeiro de Oliveira e o Prefeito Paulo de Souza, encerrando-se, em seguida, a sessão pelo presidente da mesa.
Obras da atual administração:
- Ampliação do Colégio Jessé Freire.
- Construção de 01 creche na sede do município, com 04 salas de aula.
- Reforma do prédio da Câmara Municipal.
- Construção do prédio da central telefônica de Boa Saúde.
- Construção do Estádio de Futebol.
- Construção de 30 casas populares – Conjunto Chico de Penina.
- Construção de 140 privadas nas localidades de: Timbaúba, Canto Grande, Córrego de São Mateus, Boa Saúde, Lagoinha, Barrentas, Riacho do Bom Pasto e Lagoa da Onça.
- Ampliação do cemitério de Boa Saúde.
- Eletrificação do Loteamento Pedra Branca.
- Implantação do sistema de abastecimento d’água do Loteamento Pedra Branca.
- Construção de 01 barragem no povoado de São Joaquim.
Obras realizadas com a participação do Governo do Estado, na administração do Governador Garibaldi Alves Filho:
- Eletrificação rural nas comunidades de Marquinho, Lagoa do Pau Dárco, Cajarana, Tamatá, Barrenta, Lagoinha, Xique Xique I, Xique Xique II, Lagoa do Murici e Limoeiro.
- Construção do Ginásio Poliesportivo Antônio Augusto de Souza, inaugurado em 23/06/2000.
- Abastecimento d’água através da Adutora Monsenhor Expedito, na sede do município, no Distrito de Córrego de São Mateus e nos povoados de Ipueiras, Lagoa da Cajarana, Lagoa da Onça, Murici e Guarani.
No atual período administrativo foi implantado em, Boa Saúde, o Sistema de Telefonia DDD, da TELEMAR, com 62 assinantes.
O Senhor Paulo de Souza vem assumindo a liderança política do Município de Boa Saúde desde 1977. O seu atual mandato corresponde ao período de 01/01/1997 a 01/01/2001.
Nas últimas eleições municipais, realizadas no dia 01/10/2000, o Senhor Paulo de Souza foi reeleito Prefeito do Município de Boa Saúde para mais um mandato de quatro anos".


Texto extraído do livro: BOA SAÚDE - Origem e História
dos aotores: José Alaí de Souza e Maria de Deus Souza de Araújo

Nenhum comentário: