domingo, fevereiro 04, 2007

BOA SAÚDE - Festa da Padroeira/2007

FESTA DA PADROEIRA DE BOA SAÚDE-RN
Uma tradição há mais de 128 anos

A Festa de Nossa Senhora da Saúde ou a Festa de 02 de Fevereiro, como é conhecida, é um dos maiores acontecimentos sócio-religiosos da Região do Trairi, no Rio Grande do Norte. .
Durante todo o ano, muitas pessoas visitam a capela de N. S. da Saúde e pagam promessas, mas é durante os dias 31 de janeiro, 01 e 02 de fevereiro que aumenta o número de visitantes que vêm à cidade de Boa Saúde para participar da festa da sua padroeira e, de devotos para agradecer graças alcançadas e pagar promessas.
Neste ano de 2007 a festa foi iniciada no dia 24 de janeiro, com uma carreata às 18 horas, saindo da cidade de Lagoa Salgada conduzindo a imagem de Nossa Senhora da Saúde até a cidade de Boa Saúde onde depois do hasteamento das bandeiras foi celebrada a missa de abertura. Durante o período da festa, a programação religiosa constou da celebração de missas, todas as noites, com a presença de padres convidados de outras paróquias. No dia 02 de fevereiro (dia da padroeira e feriado municipal): às 9,30 horas houve missa solene e primeira comunhão e, às 16 horas, procissão de Nossa Senhora da Saúde, seguida da missa de encerramento da festa.
A programação social constou de:
- Bazar, exposição e venda de artesanato todas as noites da festa;
- Festa de Rua nos dias 31/01 a 02/02, constando de parques de diversão e outras atrações como: barracas com comidas típicas e bebidas, bancas de venda de miudezas, lembranças e artigos diversos, jogos e vários tipos de entretenimentos, além de festas nos clubes da cidade.
- Leilão de garrotes e outras doações no dia 02/02, após a missa de encerramento.
Em relação ao público participante da festa estima-se que nos dias 31/01 e 01/02 Boa Saúde recebeu cerca de 15 mil pessoas. A procissão no dia 02/02 e a missa de encerramento contou com uma participação em torno de 5 mil pessoas.
A Festa de 02 de Fevereiro é uma tradição que se repete há mais de 128 anos e que cada vez mais vem atraindo um maior número de visitantes e devotos de Nossa Senhora da Saúde. O êxito da organização da festa este ano deve-se ao empenho do Pe César e das equipes responsáveis e, ao apoio da Prefeitura Municipal colaborando com a pintura da igreja, organização do trânsito, estacionamento e queima de fogos de artifícios no encerramento da festa.
A devoção a N. S. da Saúde nasceu em Portugal no final do século XVI, por ocasião de um surto de peste. A população de Lisboa começou a organizar procissões em honra da Virgem para que por sua intercessão terminasse a peste. A mortalidade decresceu e o povo agradecido passou a venerar a Virgem Maria, sob a invocação de N. S. da Saúde.

Texto e fotografias de José Alaí de Souza


Devotos carregando o andor de Nossa Senhora da Saúde


Outro aspecto da saida da procissão vendo-se o andor da santa

Procissão na Rua Heronides Câmara



Passagem da procissão pela Rua Dr. Mário Câmara

Outro aspecto da procissão na Rua Dr. Mário Câmara

Chegada da procissão em frente a igreja

Padre César celebrando a missa de encerramento

Outro aspecto da missa de encerramento

No meio da multidão uma pagadora de promessa em trajes de Nossa Senhora

Outro aspecto da missa de encerramento

Expoisção e venda de artesanato

Associação dos Artesãos participando da exposição e venda de artesanato
Jogo do tapia: essa ganha...essa perde...

Arriscando a sorte...

Bancas de miudezas e lembranças


Banca de roscas de pão doce de Campestre...


Banca de guloseimas e lembranças


Banca de café e comidas típicas




Nenhum comentário: