quinta-feira, maio 15, 2008
MAIS 6O CISTERNAS PARA BOA SAÚDE
O Programa “Um Milhão de Cisternas” é coordenado pela Articulação do Semi-Árido (ASA), que reúne mais de 750 entidades e organizações da sociedade civil de 11 estados - Igrejas Católica e Evangélica, ONGs de desenvolvimento e ambientalistas, associações de trabalhadores rurais e urbanos, associações comunitárias, sindicatos e federações de trabalhadores rurais, movimentos sociais, organismos de cooperação nacionais e internacionais, públicos e privados.
O Semi-Árido caracteriza-se por clima seco e chuvas esparsas. Abrange a maior parte dos estados do Nordeste e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, atinge mais de dois terços dos domicílios rurais, cerca de 2,2 milhões de famílias, mais de 10 milhões de pessoas. No período de estiagem, para obter água é preciso realizar longas caminhadas diárias até uma fonte, o que comumente é feito pelas mulheres e crianças. Essa água, em geral sem nenhum tratamento, é suja e contaminada. De cada quatro crianças mortas na região, uma é por diarréia provocada pelo consumo de água contaminada.
A construção de cisternas que acumulem a água da chuva captada nos telhados, estocando-a para os períodos de estiagem, é uma solução simples, relativamente barata e que pode pôr fim definitivamente à falta de água para o consumo humano em todo o Semi-Árido brasileiro. Os recursos destinados à construção das cisternas são do Ministério do Desenvolvimento Social.
No município de Boa Saúde serão construídas mais 60 cisternas do Programa “Um Milhão de Cisternas”. Os técnicos do SEAPAC, órgão ligado à Arquidiocese de Natal, Garibaldi Gentil e Marilene Moura estiveram em Boa Saúde no dia 14 de maio e fizeram uma reunião na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais para seleção das comunidades a serem beneficiadas. Participaram da reunião, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Conselho Comunitário de Boa Saúde, da Pastoral da Criança, das Associações Comunitárias de Gurarni, Rua do Fogo, Xiquexique, Lagoa da Onça e Ipueiras e moradores das comunidades de Santa Maria, Barrentas, Riacho dos Custódios, Capivara e Lagoa da Horta.
As comunidades selecionadas para essa etapa do programa, em Boa Saúde são: Riacho dos Custódios, Logradouro, Lagoa da Horta, Capivaras e Xiquexique.
A inscrição e a seleção das famílias será realizada sob a coordenação dos técnicos do SEAPAC no próximo dia 21 de maio. Pela manhã, a partir das 9 horas, em Boa Saúde, na sede do Conselho Comunitário, para as famílias residentes nas comunidades de Capivaras, Lagoa da Horta, Riacho dos Custódios e Logradouro. À tarde, a partir das 14 horas, será realizada a inscrição e a seleção das famílias de Xiquexique, na Escola Municipal Manoel Pedro.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário