1.Introdução:
Em março de 2007, o especialista em conservação e restauração de obras de arte sacra, Hélio de Oliveira, atendendo a uma solicitação de José Alai de Souza, visitou a cidade de Boa Saúde, com o objetivo de realizar um estudo e apresentar uma proposta de restauração das imagens da capela de Nossa Senhora da Saúde.
Após o estudo das imagens, foram apresentadas as seguintes considerações: “A coleção de Arte Sacra da igreja de Nossa Senhora da Saúde, da cidade de Boa Saúde, Rio Grande do Norte, é composta por 3 imagens: Nossa Senhora da Saúde, São Sebastião e Cristo Crucificado. Um conjunto representativo,tanto do ponto de vista histórico, como estético. No entanto, o acervo encontra-se bastante comprometido de suas feições estéticas originais.”
Com base nos estudos realizados foram apresentados as características e o estado de conservação de cada imagem, juntamente com uma proposta de tratamento das mesmas. A seguir passamos ao detalhamento dos dados relativos ao trabalho de restauração e reconstituição da pintura original da imagem de Nossa Senhora da Saúde.
2.Características da Imagem:
Título: Nossa Senhora da Saúde
Técnica: Madeira entalhe policromado
Origem: Portuguesa (atribuição)
Época: Século XIX
Dimensões: 0,70 X 0,32 X 0,20
3.Estado de Conservação:
Micro-fendas em áreas distintas; perda de suporte na parte posterior da base, ataque de agentes biológicos –térmita e besouro broqueador, perda de extratos policromáticos (base de preparação, bolo armênio, folha metálica – ouro e pigmento). Também existe perdas parciais dos extratos; deslocamento da camada pictórica num estágio inicial; sujidade generalizada em toda a superfície da peça como poeira, excrementos de insetos e elementos não identificados; repinturas.
4.Proposta de Tratamento:
Imunização geral da peça;
Fixação da camada pictórica em processo de deslocamento;
Consolidação estrutural da base e nivelamento das lacunas de profundidade;
Nivelamento das lacunas de superfície;
Limpeza geral;
Eliminação das repinturas;
Reintegração da camada pictórica;
Reintegração onde ocorreu perda da folha metálica;
Aplicação de camada protetora;
Apresentação geral da obra;
Relatório final do processo de tratamento.
5.Proposta Orçamentária:
O valor da proposta é R$ 3.500,00.
Os trabalhos de restauração e de reconstituição da pintura original serão executados por uma equipe de especialistas sob a coordenação do Sr. Hélio de Oliveira, em sua oficina localizada à Av. Joaquim Patrício, 594 – Puim – Parnamirim/RN.
E-mail: vilafeliz@ig.com.br
6. Equipe de Trabalho:
Coordenador: Hélio de Oliveira – Especialista em Conservação e Restauração de Obras de Arte Sacra
Restauradores assistentes: Edmilson de Oliveira e Elba de Oliveira
Auxiliar: Sérgio da Silva Canindé
Assistente de pesquisa: Neilton Santana da Silva
7. Execução da Proposta:
Concluído o estudo da coleção de Arte Sacra da Capela de Boa Saúde, composta pelas imagens de Nossa Senhora da Saúde, Cristo Crucificado e São Sebastião, a proposta de restauração e reconstituição da pintura original das imagens, foi encaminhada ao Padre César, Vigário da Paróquia de Serra Caiada, a qual pertence a referida capela.
Padre César, de comum acordo com a comunidade católica local, decidiu pela realização do trabalho relativo à imagem de Nossa Senhora da Saúde, logo após a Festa da Padroeira de 2008, contando com parte da renda da festa para essa finalidade, no valor de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais).
Os trabalhos de restauração foram iniciados na segunda quinzena de fevereiro de 2008 com previsão para serem concluídos num prazo de 120 dias, possibilitando o retorno da imagem para o encerramento das comemorações do mês de maio.
Todas as etapas do processo de restauração e reconstituição da pintura original da imagem de Nossa Senhora da Saúde vêm sendo acompanhadas por José Alaí de Souza, a quem foi delegada essa responsabilidade e, segundo a sua observação, os trabalhos vem sendo executados conforme a proposta e com muito profissionalismo. Ainda, segundo a sua opinião, o objetivo proposto está sendo alcançado e o resultado esperado será dos melhores em termos de conservação e beleza estética da imagem.
Algumas Considerações sobre a Imagemde Nossa Senhora da Saúde
“A imagem de Nossa Senhora da Saúde, Luiz Cachoeira teria mandado buscar na Europa, o que, pelas características da santa, é mais provável, contrariando a versão de que a mesma teria vindo do Juazeiro, trazida por um grupo de romeiros. Por outro lado, algumas evidências contribuem para a aceitação da hipótese de que sua origem é européia: a existência do povoado com a denominação de Boa Saúde, em 1878, conforme documento do Cartório de São José de Mipibu, e a ocorrência do milagre da beata Maria de Araújo, onze anos depois, em 1899, quando a partir daí foi que se iniciou a devoção ao Padre Cícero e começaram as romarias ao Juazeiro.”
“Segundo o professor da UFRN. Senhor Antônio Marques de Carvalho Júnior, estudioso e expert em arte sacra e antiguidades, a imagem de Nossa Senhora da Saúde, ‘Do ponto de vista do estilo pode-se dizer que se trata de uma escultura de influência barroca, mas já tendendo para o neo-clássico, caracterizado pelo panejamento sóbrio, com pouco movimento. O pedestal ou base é extremamente simples, sendo pois mais um forte indicador de uma escultura saída de uma manufatura européia do século XIX,entre 1800 e 1860.’ Sobre a sua origem, ele tem a seguinte opinião: ‘A hipótese de sua origem ser a cidade do Juazeiro do Norte não tem a menor possibilidade pois trata-se de uma escultura de fatura erudita e não tem cunho popular.”
Fonte: BOA SAÚDE – Origem e História, dos autores
José Alai de Souza e Maria de Deus Souza Araújo
DOCUMENTÁRIO FOTOGRÁFICO:
Dê um clique na foto e verá em tamanho maior.
Foto de Ademir Araújo da Costa - 2000. Imagem antes do processo de restauração.
Foto de José Alaí de Souza - Abril/ 2008. Imagem em processo de restauração e reconstituição da pintura original do século XIX.
Foto de Ademir Araújo da Costa - 2002. Lado posterior da imagem, antes do processo de restauração.
Foto de José Alaí de Souza - Março/2008. Lado posterior da imagem, no processo de restauração e reconstituição da pintura original.
Foto de Hélio de Oliveira - 2008. Pedestal e conjunto de anjos no início da restauração e reconstituição da pintura original.
Foto de José Alaí de Souza - Abril/2008. Pedestal e conjunto de anjos em processo de restauração e reconstituição da pintura original.
Foto de José Alaí de Souza - Abril/2008. Parte posterior da cabeça da imagem apresentando desgaste pela ação de agentes biológicos
Foto de Hélio de Oliveira - 2008. Pedestal da imagem desgastado pela ação de agentes biológicos (térmita e besouro broqueador)
Documnto elaborado por José Alaí de Souza - Boa Saúde- Maio/2008.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário