quarta-feira, janeiro 10, 2007

BOA SAÚDE - Organização Comunitária

"A Cooperativa Agropecuária

Em Boa Saúde existiu uma cooperativa, denominada de Cooperativa de Crédito Agrícola de Januário Cicco Ltda., fundada em 25/11/1956, cujo objetivo era oferecer empréstimos aos agricultores da sua área de atuação. A referida organização teve como primeiro presidente o Senhor Antônio Augusto de Souza e, depois, o Senhor Manoel Ribeiro de Andrade. O seu fechamento ocorreu na primeira metade dos anos 60, tendo como principal causa a legislação específica para o sistema financeiro que, na época, favorecia o surgimento dos bancos privados, em detrimento das cooperativas de crédito.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais

Nos primeiros anos da década de 1960, teve início a sindicalização dos trabalhadores rurais do Nordeste, a partir da organização das Ligas Camponesas, que começou nos anos 50, na zona canavieira de Pernambuco.
Com o trabalho social realizado pela Arquidiocese de Natal, através do Serviço de Assistência Rural - SAR, com o apoio das paróquias, os trabalhadores rurais do Rio Grande do Norte, também, começaram a se organizar em sindicatos.
A organização dos trabalhadores rurais de Boa Saúde teve início com a fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Caiada, em 18/11/1960, os quais começaram a participar do mesmo através de uma delegacia sindical. O vigário da Paróquia de Serra Caiada, na época, era o Pe. Antônio Dantas Vilela, que deu todo apoio, não somente à sindicalização dos trabalhadores rurais, mas, também, à organização de outros grupos na área da paróquia.
Em 22/11/1992, os trabalhadores rurais de Boa Saúde se desmembraram do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Serra Caiada, fundando o seu próprio sindicato, tendo como primeiro presidente o Senhor João Batista da Silva e vice-presidente o Senhor Alexandre de Freitas. Atualmente, a diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Boa Saúde é composta pelos seguintes trabalhadores: João Batista da Silva, presidente; João Custódio da Silva, vice- presidente; Antônio Pinheiro Pinto, secretário e João Alves da Silva, tesoureiro.

O Centro Social Izaú Vilela

Além da sindicalização dos trabalhadores rurais, com o objetivo de realizar um trabalho de assistência e promoção social nas cidades e nos sítios, da área de atuação da Paróquia de Serra Caiada, Pe. Vilela incentivou a organização das famílias e dos jovens em grupos ou instituições.
No início dos anos 60, em Boa Baúde, naquela época Januário Cicco, foram criados: o Centro Social Izaú Vilela, o Clube de Mães Nossa Senhora da Saúde e a Juventude Agrária Católica -JAC.
O Centro Social era uma espécie de carro chefe de todas as atividades de assistência e de promoção social, que eram realizadas sob a orientação do Serviço de Assistência Rural – SAR, na comunidade: curso de alfabetização de adultos, através das escolas radiofônicas do MEB (Movimento de Educação de Base) e Curso de Madureza Ginasial pelo rádio, ambos transmitidos pela Emissora de Educação Rural; distribuição de roupas e alimentos

Josefa Nunes de Medeiros
Liderança Comuniutária

doados pela CARITAS Arquidiocesana de Natal; promoção de palestras e campanhas educativas; distribuição de filtros ; empréstimo rotativo de sementes, inseticida, instrumentos de trabalho, depósitos para guardar cereais e pequenos animais aos agricultores, além de outras realizações: curso de corte e costura, celebração da páscoa coletiva e comemoração das principais datas festivas: Dia das Mães, São João, Natal e Ano Novo.
Sobre o sistema de empréstimo rotativo, convém uma explicação: o Serviço de Assistência Rural – SAR, fornecia o material, que era repassado aos grupos de agricultores, sob a forma de empréstimo e que deveria ser devolvido com um acréscimo, por ocasião da safra, causando um efeito multiplicador e possibilitando o atendimento a um maior número de pessoas.
O Clube de Mães tinha como presidente a Senhora Maria da Salete de Lima Andrade. Eram realizadas reuniões e palestras educativas, além de doações de roupas para os recém-nascidos, enxovais esses que eram confeccionados pelas próprias gestantes, sob a orientação da Senhora Josefa Nunes de Medeiros, mais conhecida como Dona Zefinha, com tecidos comprados com recursos das mensalidades das sócias.
As atividades realizadas pelo centro social eram coordenadas pela Senhora Josefa Nunes de Medeiros, que assumia a função de presidente e contava com uma equipe de colaboradores, da qual fazia parte a Senhora Elvira Pinheiro Galvão. A participação do grupo da JAC nas atividades do centro social reunia um bom número de jovens em Boa Saúde, sob a liderança de José Alaí de Souza, que chegou a ser diretor redator do Correio Rural (jornal editado a nível nacional pela JAC) e Presidente Nacional da JAC, movimento com sede no Rio de Janeiro e atuação em 14 Estados do Brasil, no período de 10/05/1962 a 20/06/1965. José Alaí, em agosto de 1964, representou a JAC do Brasil na V Assembléia Mundial do Movimento Internacional da Juventude Agrária e Rural Católica, realizado em Camerum, na África, com a participação de jovens de 57 países dos cinco continentes.
A atuação de Pe. Vilela como vigário da Paróquia de Serra

Erotides Lúcio de Souza
Primeira Dama (1955/60 e 1965/70)

Caiada não se limitou, apenas, ao trabalho da pastoral. Sua
presença foi muito marcante, também, para a formação dos jovens, o treinamento de lideranças e a organização das comunidades.

Entidades Desportivas

Como não poderia deixar de ser, o futebol é o principal esporte do Município de Boa Saúde. O time mais antigo da cidade é o Cruzeiro Esporte Clube, fundado em l973, com o apoio do poder municipal e tendo como principais fundadores: Auri Lúcio de Souza, João Félix Neto e Natércio Cleodom de Medeiros. Além do futebol de campo, o Cruzeiro possui uma equipe de futebol de salão.
O futebol do município é representado, também, pelas equipes do Corinthians e do Santos de Córrego de São Mateus, e pelos times do Vasco, da comunidade de Canto Grande, e do Guarani, do povoado de Guarani. Além da participação em campeonatos municipais, as equipes do Cruzeiro, Corinthians e Santos representam o município em competições, como Copa Trairi e Matutão".

Texto do Livro: BOA SAÚDE - Origem e História
Auores: José Alaí de Souza e Maria de Deus Souza de Araújo

Nenhum comentário: